Textos

O Artista

Ele tinha uma vontade muito forte... Lhe doía o coração, de tão forte que era; era mais que um objetivo, mais que um sonho... era uma necessidade! Mais ainda; uma obsessão, um vazio, um sabe-se-lá-o-que. Um schmú. Dê o nome que preferir. Ele queria fazer algo que tocasse as pessoas. Queria ser capaz de escrever a música perfeita, com a sequência de notas perfeita, que despertasse nas pessoas a vontade de mudar o mundo, de levantar-se e dizer "BASTA! AGORA O MUNDO SERÁ NOSSO". Ele queria ser capaz de escrever uma poesia tão contundente que trouxesse lágrimas aos olhos dos leitores, que, mudados, chocados, impressionados, se ergueriam de suas cadeiras e diriam "CHEGA, AGORA EU FAREI A MINHA PARTE.". Queria pintar um quadro com as cores perfeitas, as formas perfeitas, a harmonia em uma tela. Queria que fosse tão belo que quando as pessoas observassem o quadro, se sentissem forçadas a dizer "BASTA! QUERO VIVER NESSE QUADRO, QUERO QUE NOSSO MUNDO TODO SEJA ASSIM."

Mas nunca conseguiu fazer nada do gênero. Não era talentoso o suficiente, nunca se sentia satisfetio. Pior; as pessoas não ouviam suas músicas, não liam suas poesias e não apreciavam seus quadros.

Então decidiu escrever músicas e pintar quadros e recitar poesias que retratassem a crueldade e a miséria humana, para que pelo menos as pessoas se indignassem e dissessem "Agora basta! Farei a minha parte para mudar pelo menos essa terrível realidade que esse grande artista me está apresentando.". E disseram que sua arte era crua e desnecessária. Que ele era um artista que procurava chocar o público com vulgaridades e pequenezas. Que sua obra era permeada de uma moralidade chucra e infantil, quase.
Durante esse período, ele casou e teve um par de filhos, então tinha que ganhar dinheiro. Parou de pintar e escrever músicas e poesias por um tempo. Trabalhava numa fábrica para poder sustentar os filhos. Uma fábrica de peças de computador. Que depois iam pra algum país do terceiro mundo pra ser montados por mão-de-obra barata e ser vendido em um outro país de terceiro mundo por um preço absurdo.

E aí ele envelheceu e morreu.

HTML Comment Box is loading comments...